As mudanças que ocorrem na vida de uma criança, como separação dos pais, chegada de um irmãozinho, mudança de escola, por exemplo, podem desencadear alterações de comportamento. Caso apenas o suporte da família não seja o suficiente, é hora de procurar um psicólogo infantil, profissional que colabora para ajudar criança a lidar com seus sentimentos.

Alguns sinais importantes que a criança pode apresentar:

  • alteração brusca de comportamento, como quando se recusa a dormir sozinho , se antes o fazia. Quando faz xixi na cama. Em relação à alimentação, quando passa a comer pouco ou exageradamente. Ou ainda quando ocorrem problemas na escola, como mudança na forma de se relacionar com colegas e professores, ou em relação à aprendizagem.
  • comportamento agressivo

Muita agitação, inquietude ou dificuldade em manter atenção. A terapia pode ser grande aliada, não só para a criança, como também para os pais.

  • regressão de alguma fase do desenvolvimento, como autonomia, fala.
  • saúde prejudicada, imunidade baixa. É preciso sempre estar atento aos sintomas, pois, muitas vezes, o que a criança não consegue verbalizar, aparece como sintoma, seja comportamental ou físico.

O trabalho do psicólogo infantil é basicamente a partir do lúdico . Se você está passando por alguma dessas situações, ou alguma outra e precisa de uma orientação, agende uma consulta.

Mariana Moraes
Mariana Moraes

Psicóloga Mariana Moraes
Psicóloga clínica e hospitalar – Linha cognitivo comportamental – Perita judicial – Especialista em acompanhamento de cirurgia bariátrica – Mestranda em mediação de conflitos

 

🏢 Edifício Premier Center, sala 116. Centro – Cabo Frio. Em frente ao prédio da Unimed.
☎ (22) 2647-5158
☎ (22) 99871-3199

Deixe uma resposta