Olá amigos!

Estaremos juntos aqui, a partir desse mês, compartilhando informações e debatendo sobre diversos assuntos relacionados a Tecnologia da Informação, que é a minha paixão. Vamos começar nesse primeiro artigo, dar uma introduzida no tema “Marketing Digital”. Uma área nova que está em moda e em franca expansão. Vamos juntos!

Ação

São ações de comunicação que as empresas podem se utilizar por meio da Internet, celulares e outros meios digitais para divulgar e comercializar seus produtos, conquistar novos clientes e melhorar a sua rede de relacionamentos.

Benefícios

O marketing digital, antes de tudo, é mais simples de ser adequado à organização. No tradicional, é preciso contratar empresas que saem a campo em busca de informações úteis para a empresa. São realizadas pesquisas com o público-alvo para poder elaborar uma estratégia. Na internet, o método é similar, mas essas tarefas são feitas mais facilmente. Existem ferramentas que facilitam esse processo.

O potencial público da sua empresa será expandido, pois a web permite que sua marca seja conhecida por mais consumidores. Com um website para seu negócio, é possível aplicar estratégia de SEO (otimização do site) para que mais pessoas cheguem a ele pelos motores de busca.

A internet também permite a aproximação com o público e a criação de relacionamento, sobretudo pelo uso das redes sociais. Se você criar uma página no Facebook, por exemplo, poderá realizar o marketing de maneira eficiente e praticamente de graça. Você pode divulgar informações, preços e responder dúvidas do seu público. Além disso, redireciona o público ao site, aproximando-o da conversão.

A presença online também melhora a concorrência. Uma das maiores vantagens da internet é a possibilidade de pequenas empresas concorrerem com as grandes de igual para igual. Assim é mais fácil garantir autoridade para sua marca, algo bastante difícil fora da web.

Os resultados são de longa duração, e é mais simples fazer a medição de resultados. Existem muitas plataformas e ferramentas que ajudam acompanhar os dados e tirar relatórios para analisar o marketing. Assim, é possível saber o que deve ser mantido e o que deve ser mudado na estratégia.

Por fim, a economia é excelente, pois tanto as pesquisas relacionadas ao marketing quanto a implementação das estratégias são baratas. E como existem diversas abordagens, com um pequeno orçamento é possível adotar táticas que serão úteis às empresas. Ao utilizar o marketing digital, você perceberá que ele possui o maior custo-benefício em divulgação.


Anderson Policarpo

Formado em Análise de Sistemas pela Estácio de Sá, com MBA em Gestão Pública pela Universidade Estácio de Sá, Webdesigner e Webmaster pelo Instituto INFNET, Mainframe pela Prockwork e Processamento de Dados pela Rede Abeu.

Deixe uma resposta