Por vezes, a presença da dependência química pode parecer óbvia a todos aos que com ela convivem. Outras vezes, a família tem apenas suspeitas sobre o que se passa ou sobre a causa de determinados comportamentos destrutivos e disfuncionais.
O Espaço Re-Significar é composto por uma rede de serviços terapêuticos buscando a recuperação do dependente químico em álcool e outras drogas.
O foco é promover o cuidado e criar condições para garantia da continuidade do tratamento. Atuando com equipe multiprofissional. Tem como objetivo o tratamento de dependentes químicos de álcool, drogas e outras compulsões como também o apoio a seus familiares.
A dependência química é uma doença crônica caracterizada por comportamentos compulsivos e obsessivos de utilização de uma determinada substância.
A nossa metodologia consiste numa primeira entrevista com instrumentos diagnósticos para avaliação do quadro do paciente. O serviço de terapia oferece sessões individuais e sessões em grupos. Tem como base motivações e práticas da vivência dos 12 passos (Modelo Minnessota).

Serviços oferecidos:
- Atendimento e orientação ao uso indevido e dependência
- Identificação do padrão de uso com instrumentos de triagem e diagnóstico
- Acompanhamento terapêutico
- Intervenção breve
- Palestra
- Programa de redução de comportamentos de risco
- Atendimento Domiciliar
- Prevenção de Recaída
O Espaço Re-Significar está localizado no Bairro de São Cristóvão, em Cabo Frio. Inserido no Instituto Cognitivo Comportamental Psicológico na Rua Francisco Vasconcelos, 134.
Site: www.espacoresignificar.net.br
Facebook: Espaço Re-Significar
E-mail: e-mail@espacoresignificar.net.br
Equipe permanente:

Mário Brastemp – Graduando em Serviço Social pela UNOPAR. Conselheiro e Consultor em Dependência Química (INSTITUTO E CLÍNICA GRUPO ALÍVIO) e Associado da ABEAD (Associação Brasileira de Estudos em Álcool e Drogas).

Rita D´Amato – Graduada em Educação Física (UNIVERSO), Pós-Graduada pela FAVENI em Saúde Mental com ênfase em Dependência Química, Conselheira e Consultora em Dependência Química e Associada da ABEAD (Associação Brasileira de Estudos em Álcool e Drogas).